Campanha “Multa Moral”

20 de abril de 2015

panfleto da campanha multa moralGarantir o direito às vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência é um desafio contínuo. Incentivar o uso correto dessas vagas é necessário para conscientizar as pessoas de que esse é um direito que precisa ser respeitado. Nesse sentido, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui inicia uma campanha que já vem sendo praticada em algumas cidades do país: a “Multa Moral”. A campanha foi lançada originalmente em 2011, na cidade de Blumenau – SC. A idealizadora foi Amanda Riesemberg Ferreira através do projeto “Essa vaga não é sua nem por um minuto”.

O objetivo da “Multa Moral” é envolver a sociedade na fiscalização das vagas reservadas e de outras estruturas acessíveis, buscando chamar a atenção de todos para a importância da acessibilidade na inclusão social.

Além das vagas de estacionamento, também serão contemplados na multa moral o bloqueio de rebaixamentos de guia, calçadas, rampas e outras estruturas.
A campanha vai contemplar não somente os espaços da Universidade, mas também os outros espaços da cidade.

Basta perceber que o direito à acessibilidade está sendo desrespeitado para que a multa moral possa ser aplicada. Veja como participar da campanha: Seja um “fiscal”
Adquira seu panfleto da “Multa Moral” através de um dos links disponíveis para download no fim desta matéria ou, se preferir, adquira-o gratuitamente na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (Av. da Universidade, 2683 – Bloco 4 – Área 1 – Centro de Humanidades – Prédio da Biblioteca de Ciências Humanas).

Fique atento às vagas reservadas e outras estruturas acessíveis no seu dia a dia, dentro e fora da Universidade, sempre com o panfleto em mãos.

Se você perceber alguma irregularidade, aplique a “Multa Moral”, afixando o panfleto no automóvel ou outro veículo de transporte infrator, tais como bicicletas e motocicletas.

Panfleto da “Multa Moral” (arquivo pdf 149 kb)

Panfleto da “Multa Moral” (arquivo odt 81 kb)

Tire a foto da sua multa moral e envie para a página da Secretaria, no Facebook.
Divulgue a iniciativa e convide outras pessoas a se tornarem “fiscais” da acessibilidade.

OBS: Saiba como identificar quem tem direito ao uso das vagas destinadas as pessoas com deficiência física e visual acessando a página do DENATRAN e visualizando o modelo de credencial através deste link em pdf.

Para maiores esclarecimentos consulte a lei 10.098/2000 através deste link

Consulte também o decreto 5.296 artigo 25

Mais informações:

Fone: (85) 3366 – 7908 / 7660
Email: apoio.edu@acessibilidade.ufc.br; ufcinclui@acessibilidade.ufc.br