Confira a programação do III Acessibilidade em Ação e VI Ciclo de Debates

Data de publicação: 19 de setembro de 2017. Categoria: Sem categoria

O III Acessibilidade em Ação já tem data para acontecer: 02 a 06 de outubro. Uma semana com oficinas e minicursos que vão discutir acessibilidade dentro do ambiente educacional de forma prática e dinâmica. Tudo gratuito! Pela primeira vez, em sua 6ª edição, o Ciclo de Debates abrirá o evento. Uma grande oportunidade para difundir a cultura inclusiva em nossa sociedade.

Acompanhe a cobertura do evento ao longo da semana no Facebook da Secretaria. Confira o cronograma completo de atividades:

Abertura

VI Ciclo de Debates – Deficiência Sensorial e os desafios do acesso à informação e comunicação

Data: 02/10 (Segunda-feira), às 19h

Local: Auditório Valnir Chagas, Faculdade de Educação (FACED)/UFC

Palestrantes: Prof. Marcelo Amorim e João Bosco Farias

Oficinas:

Técnicas Básicas de Leitura e Escrita Braile (20 vagas) Profª – Carlizeth Campos

O mundo do conhecimento na ponta dos dedos: neste minicurso você se apropriará de conceitos básicos das técnicas de leitura e escrita deste sistema que, desde sua criação, vem revolucionando significativamente a vida das pessoas com deficiência visual nas diversas áreas de suas vidas.

Turma 1 – 03/10 (Terça-feira) e 05/10 (Quinta-feira)

Local: Sala 8 – Bloco noturno de Letras, CH1.

Turma 2 – 04/10 (Quarta-feira) e 06/10 (Sexta-feira)

Local: Sala 11 – Bloco diurno de Letras, CH1.

Audiodescrição (20 vagas) – Profª. Clemilda dos Santos

O minicurso tem por objetivo explanar sobre a conceituação de audiodescrição e sua importância para a acessibilidade a informação para pessoas com deficiência visual em diversos contextos; através da leitura de textos acadêmicos e atividades práticas de descrição de imagens.

Turma 1 – 03/10 (Terça-feira) e 05/10 (Quinta-feira)

Local: Sala 7 – Bloco noturno de Letras, CH1.

Turma 2 – 04/10 (Quarta-feira) e 06/10 (Sexta-feira)

Local: Sala 9 – Bloco de Psicologia, CH2.

Musicografia Braile (15 vagas) – Profª. Lia Venturielli

A Oficina tem caráter educativo na Musicalização, para toda e qualquer pessoa que deseje conhecer e ou estudar musicografia Braille. Agregando ao conhecimento musical, a oportunidade de aprender alguns aspectos básicos da leitura e escrita voltados à música, no Sistema Braille, ampliando seus conhecimentos seja para transcrição ou utilização pedagógica.

Turma 1 – 03/10 (Terça-feira) e 04/11 (Quarta-feira)

Local: Laboratório da Secretaria UFC-Inclui – CH1

Turma 2 – 03/10 (Terça-feira) e 04/11 (Quarta-feira)

Local: Laboratório da Secretaria UFC-Inclui – CH1

Básico em Edição de Vídeos (15 vagas) – Prof. Eurijunior Sales

Apresentaremos um pequeno histórico sobre a edição de vídeo, os recursos atuais e ferramentas de edição e os passos para criar um novo projeto com inclusão de uma janela de Libras. Pré-requisito: Conhecimentos básicos de informática.

Turma 1 – dias 03/10 (Terça-feira) e 04/10 (Quarta-feira)

Local: Laboratório I – CH2

Turma 2 – dias 05/10 (Quinta-feira) e 06/10 (Sexta-feira)

Local: Laboratório I – CH2

Introdução à Tecnologia Assistiva (20 vagas) – Profª. Ítala de Brito

A Tecnologia Assistiva (T.A.) é um dos elementos chave para promoção dos Direitos Humanos em que oportuniza as pessoas com deficiência à alcançarem sua autonomia e independência através de equipamentos ou sistemas de produtos que compensam suas limitações físicas, aumentam a segurança e evitam lesões. A Oficina de Tecnologia Assistiva fará uma introdução nesse universo, apresentando o contexto local, e em paralelo cada aluno terá a oportunidade de confeccionar dois dispositivos de tecnologia de baixa complexidade.

Turma 1 – 03/10 (Terça-feira) e 05/10 (Quinta-feira)

Local: Sala 17 – Bloco noturno de Letras, CH1.

Turma 2 – 04/10 (Quarta-feira) e 06/10 (Sexta-feira)

Local: Sala 10 – Bloco de Psicologia, CH2.

Minicurso:

Básico de Libras (20 vagas) – Prof. Juan e Suiany (manhã) / Bruno e Renata (tarde)

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua usada pela comunidade surda para a comunicação. Este minicurso é destinado ao público ouvinte. As aulas serão ministradas por alunos do curso de Licenciatura em Letras Libras e tem como objetivo facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes em questões cotidianas e coloquiais.

Turma 1 – De 03/10 (terça-feira) a 06/10 (sexta-feira)

Local: Sala 6 – Bloco diurno de Letras, CH1.

Turma 2 – De 03/10 (terça-feira) a 06/10 (sexta-feira)

Local: Sala 11 – Bloco noturno de Letras, CH1.