Solicitação de edição e digitalização de materiais

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS EM FORMATO DIGITAL

  1. As solicitações poderão ser efetuadas pelos servidores técnico-administrativos, docentes, alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e de projetos de extensão da universidade;
  2. As solicitações devem ter uma antecedência mínima de 30 dias para entrega;
  3. Os materiais a serem editados deverão ser entregues pessoalmente por alunos ou professores, na Divisão de Produção de Material Acessível na Secretaria de Acessibilidade, ou por meio de oficio, no caso das coordenações de curso.
  4. No ato da entrega, será realizada uma análise do material solicitado. Nos casos de textos com muitas tabelas, imagens, gráficos ou xerox com pouca qualidade de impressão, poderá haver um prazo maior para a entrega do material, em decorrência de sua complexidade. Nesses casos, a Divisão poderá estabelecer um prazo maior do que um mês para a entrega. No momento da solicitação, também deverão ser informados os capítulos, ou partes essenciais, bem como a data em que os materiais serão utilizados pelos alunos;
  5. Sempre que houver modificação de data de entrega ou partes, capítulos de livros a serem editados, como também cancelamentos, o solicitante deverá informar à Divisão com a maior brevidade possível;
  6. A Divisão de Produção de Material Acessível da Secretaria de Acessibilidade não se responsabilizará por pedidos efetuados fora do prazo previsto de atendimento. Em caso de mudanças de natureza institucional, como: equipe, equipamentos, número elevado de demanda que ultrapasse a capacidade de respostas ou outras que afetem o atendimento, a Divisão notificará os solicitantes com brevidade.

TIPOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER SOLICITADOS

Podem ser solicitados para edição e digitalização materiais tais como: livros, capítulos de livros, artigos científicos e notas de aulas.

ENTREGA DO MATERIAL SOLICITADO

O material solicitado será enviado por e-mail para a pessoa com deficiência visual, depois o arquivo será encaminhado para a Biblioteca Universitária, onde será catalogado e disponibilizado em seu sistema de automação (Pergamum).

SOLICITAÇÃO DE MATERIAL EM BRAILLE

  1. As solicitações podem ser efetuadas pelos servidores técnico-administrativos, por docentes, alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e de projetos de extensão da universidade;
  2. No prazo máximo de três dias úteis após a solicitação do material, que poderá ser enviada por e-mail ou entregue pessoalmente na Divisão, esta entrará em contato para informar a previsão de atendimento da demanda, visto que é necessário analisar o documento a ser impresso para determinar com precisão a data de atendimento;
  3. No caso de projeto de extensão, o solicitante deverá providenciar as folhas (40k) para impressão. Também nos casos em que houver falta de folhas, os demais beneficiários desse serviço deverão providenciar as folhas para impressão.

Maiores informações: 

E-mail: buinclui@acessibilidade.ufc.br
(85) 3366-7908.

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 08h00min às 17h00min.