Eventos acessíveis: apresentação

20 de outubro de 2017

Na última matéria da campanha Eventos Acessíveis, iremos falar de como uma apresentação pode se tornar inclusiva, por meio de ferramentas e atitudes. Confira algumas dicas:

  1. Documentos. Caso haja apresentações em slides, certifique-se de que estão adequadas à compreensão de todos os convidados. Da mesma forma, se forem utilizados documentos online na apresentação. Confira como tornar acessíveis esses recursos nas matérias da campanha “Documentos Acessíveis” sobre Powerpoint, Word, Sites e PDF.
  2. Acessibilidade atitudinal. Garanta a inclusão por meio da acessibilidade atitudinal, que é aliar a busca por espaços físicos adequados a comportamentos que promovam acessibilidade. Isso vale principalmente para a interação entre apresentador e público, a exemplo do momento de perguntas e respostas. Confira no jornal Folha Acessibilidade nº 8 uma matéria completa sobre o tema.  
  3. Auxílio. Peça ajuda aos intérpretes ou a outros profissionais de acessibilidade para que sua apresentação seja compreendida por todos os presentes. Independentemente de qualquer coisa, conquiste a atenção da audiência: procure passar sua mensagem de forma direta, clara e objetiva, ter postura e presença de palco.