Eventos acessíveis: durante o evento

Data de publicação: 11 de outubro de 2017. Categoria: Campanhas – Boas Práticas em Acessibilidade

Após a escolha do espaço físico e a preparação de formulários online acessíveis, chegou a hora de falarmos das ações inclusivas no próprio evento. É importante que toda a apresentação seja pensada a fim de que os convidados a compreendam do início ao fim. Não só compreendam, mas que sintam-se engajados no geral. Confira algumas dicas de acessibilidade no evento. Essas dicas foram adaptadas do Guia de Acessibilidade em eventos.

1. Conheça seus convidados e se prepare. Saiba quais tipos de cuidados serão necessários para atender aos convidados com deficiência. Se é preciso chamar intérpretes, por exemplo. É importante que todas as pessoas da organização do evento estejam preparadas para atender e se comunicar com pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
  2. Pense na sinalização. Produza placas ou banners que indiquem as áreas reservadas à pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, os banheiros adaptados, as vagas de estacionamento, etc. Há sinalizações universais para cada modalidade citada, você pode conferir aqui.
  3. Garanta a acessibilidade nas lanchonetes. Se houver local de venda de comidas e bebidas, lembrar de garantir acesso entre a área reservada para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e este local – distância máxima de 50 m.
  4. Em casos de emergência. Sinalize bem as saídas de emergência e prepare as pessoas da organização (até o palestrante) para poder comunicar sobre qualquer eventual ocorrência.