Inscrições abertas para os cursos de Português para surdos e TADIC. Participe!

Data de publicação: 15 de setembro de 2017. Categoria: Sem categoria

A Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui oferece mais duas turmas para este último semestre de 2017: “Português para surdos” e “TADIC”. Eles são gratuitos e voltados ao público interno da UFC. Caso haja vagas remanescentes, serão abertas ao público geral.  Você pode acompanhar todas as notícias sobre os cursos no Facebook da Secretaria. Confira mais detalhes sobre eles:

Português como segunda língua para surdos – 40h/a – Turma 2017.2

Desenvolvimento da capacidade de expressão escrita, com base nos processos de composição textual e nos aspectos linguísticos, discursivos e pragmáticos que envolvem a organização textual e discursiva em segunda língua. Prática da leitura, interpretação e produção de textos, visando ao desenvolvimento de habilidades linguísticas necessárias à formação da pessoa surda. Desenvolvimento das estratégias de leitura em L2. Gêneros textuais e sequência textual.

Período do curso: 09/10/17 a 08/11/17

Horário: 13h às 17h – segundas e quartas-feiras. Carga-horária: 40h/a

Local: Sala 05 – FACED/UFC – Benfica

Tecnologia Assistiva Digital da Informação e Comunicação (TADIC) – 40h/a – Turma 2017.2

Estudo teórico-prático sobre o uso de tecnologia assistiva digital e da informação e comunicação na educação. Conceitos básicos de deficiência, tecnologia assistiva, acessibilidade e educação especial/inclusiva. Condições apresentadas por alunos com deficiência visual em situações de ensino-aprendizagem. Tecnologias utilizadas por cegos e baixa-visão, tais como: reglete, punção, sorobã, Sistema Dosvox, Software educativos, adaptações, assistente de acessibilidade, teclado virtual etc. Instituições e grupos que trabalham com tecnologia assistiva, suas ações e produções.

Período do curso: 11/10/17 a 10/11/17

Horário: 13h às 17h – quartas e sextas-feiras. Carga-horária: 40h/a

Local: Sala 13 (Sala Samia) –FACED/UFC – Benfica

As inscrições ficam abertas até o dia 24/09. Inscreva-se aqui.