Levantamento da Secretaria de Acessibilidade revela 49 alunos com deficiência na UFC

Data de publicação: 13 de março de 2015. Categoria: Notícias UFC Inclui

A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui finalizou o segundo censo dos alunos com deficiência da UFC. Realizado ao longo do segundo semestre de 2014, o censo revelou que existem 49 alunos de graduação com alguma condição de deficiência sensorial, física ou intelectual.

O Centro de Humanidades é a unidade acadêmica que possui mais estudantes com deficiência, somando 34 alunos.

Em seguida, vem o Centro de Ciências, com cinco. Do total dos 49 identificados, 28 alunos apresentam deficiência auditiva/surdez e se concentram, principalmente, no Curso de Letras/Libras. O levantamento mostra, ainda, que 12 possuem alguma deficiência física, sete têm deficiência visual e dois estudantes apresentam múltiplas deficiências.

Para a Profa Vanda Leitão, diretora da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, o número de alunos ainda é baixo, considerando-se a totalidade da população com deficiência no Brasil. Além disso, ela destaca que há desafios a serem enfrentados na educação básica, que ainda não oferece suporte adequado a esses estudantes, fazendo com que tenham dificuldade para ingressar no ensino superior.

O censo tem o objetivo de oferecer informações sobre o quantitativo de estudantes da UFC com deficiência e suas necessidades pedagógicas. Com esses dados, a Secretaria de Acessibilidade planeja as ações de ambientação e de acompanhamento pedagógico a esses alunos, oferecendo serviços e recursos que atendam às suas necessidades específicas.

METODOLOGIA – A partir de relatório gerado pela Pró-Reitoria de Graduação, resultado da atualização do cadastro de estudantes no ato da matrícula on-line, os jovens têm a oportunidade de se declarar “com” ou “sem”deficiência. Depois disso, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, com a participação de estudantes bolsistas de graduação, faz a conferência dessas informações com as coordenações de cursos ou diretamente com o aluno declarante. É a primeira vez que o censo ocorre dessa forma, com a checagem dos dados diretamente com as fontes. Isso significa mais confiabilidade dos números apresentados.

Mais informações:

Fone: (85) 3366 – 7908 / 7660