Projeto Acessibilidade em Ação

O Projeto Acessibilidade em Ação se propõe a realizar atividades que permitam o aprofundamento e melhor fundamentação teórica sobre inclusão e Políticas de Acessibilidade da UFC. Para tanto, neste projeto, serão priorizados aspectos pedagógicos e comunicacionais.

No primeiro, o foco se dá no desenvolvimento e realização de grupos de estudos e pesquisa no âmbito de práticas pedagógicas inclusivas, de recursos de tecnologia assistivas e fontes de informação científica e organização de eventos formativos abertos ao público, sobretudo professores e estudantes da rede pública.

Quanto ao aspecto comunicacional, serão realizadas ações com vistas à manutenção e ampliação das mídias tais como jornal, site, fanpage, dentre outras; promoção de eventos (semanas temáticas, minicursos, oficinas, ciclo de debates etc) e a criação de banco de dados com informação sobre acessibilidade e inclusão como subsídio às atividades. Tudo isso, buscando: promover a ambientação de estudantes e servidores com deficiência integrantes dos cursos de graduação e dos vários setores administrativos da UFC; divulgar e estímular a cultura inclusiva dentro e fora da Universidade; oferecer suporte pedagógico e tecnológico necessários à adaptação e melhoria da qualidade de vida de pessoas com alguma condição de deficiência, além de favorecer o acesso ao conhecimento e a informações adequadas à formação acadêmico/profissional.

São objetivos específicos do Projeto:

  • Desenvolver ações que promovam a construção de uma cultura de inclusão e acessibilidade, além de propiciar o aprofundamento de conhecimentos acerca da Políticas de Acessibilidade desta universidade;
  • Articular, acompanhar e avaliar ações acadêmicas tais como grupos de estudos (Acessibilidade Lúdica e Políticas de Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior);
  • Organizar e promover eventos, tais como oficinas, minicursos e ciclo de debates;
  • Participar de eventos acadêmicos apresentando trabalhos;
  • Ampliação das mídias e recursos de comunicação da Secretaria de Acessibilidade UFC – Inclui.

E temos por meta:

  • Publicar duas edições anuais do jornal: Folha Acessibilidade;