VI Semana de Inclusão e Acessibilidade – Press release

Data de publicação: 28 de junho de 2018. Categoria: Notícias, Notícias UFC Inclui

Versão digital

Nos dias 06, 07 e 08 de junho, ocorreu a VI Semana de Inclusão e Acessibilidade. O evento, organizado pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, foi realizado no Auditório Valnir Chagas (Faculdade de Educação), no Campus Benfica. Durante os três dias, professores, gestores e estudantes trocaram experiências, ideias e fizeram propostas de como superar nossas fragilidades de acessibilidade, promovendo mais inclusão.

Público contempla trabalhos na VI Semana de Inclusão e Acessibilidade

Foram apresentados ao longo do evento cerca de 25 trabalhos, sobre os mais variados temas inseridos no contexto de Inclusão e Acessibilidade, como “A inclusão do aluno surdo na escola” e “Inclusão profissional de pessoas com deficiências: Um estudo sobre a atuação do Ministério do trabalho e emprego”.

Ao final de cada apresentação, os participantes puderam fazer perguntas e dar contribuições. Essa troca é benéfica para o aperfeiçoamento dos trabalhos apresentados. A professora Djane Victor que compartilhou sua experiência com uma estudante de design de moda com deficiência física diz que: “Nós temos ainda muito o que aprender, uma vez que nós é que somos muitas vezes deficientes. Eu, por exemplo, não tenho nenhum domínio na língua de sinais e isso é obrigação minha como docente.”

O novo modelo, implantado no ano de 2017 com apresentações de trabalhos, vêm mostrando que esse formato está sendo bem aceito por todos e que promove a troca de conhecimentos de uma melhor forma possível. Concordando com Paulo Freire [1996] que diz, a inclusão só acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.

“Com os relatos expostos entendemos as necessidades, angústias e dúvidas de cada um, mas também descobrimos potencialidades e que juntos podemos construir alternativas viáveis para superar as barreiras impostas.” Davi Cândido